Castelo Assis Brasil: Um Tesouro Histórico no Sul do Brasil


No coração da região sul do Brasil, especificamente no município de Pedras Altas, encontra-se um tesouro arquitetônico e histórico conhecido como o Castelo Assis Brasil. Inaugurado em 24 de junho de 1912, o castelo não é apenas uma estrutura imponente, mas também um local carregado de significado histórico e cultural. Construído em granito rosado, o castelo é composto por 44 cômodos majestosos e está situado em uma vasta área de 300 hectares. Sua notável arquitetura e seu papel na história do Brasil o tornam um destino imperdível para os amantes da história e da cultura.

A história do castelo está profundamente entrelaçada com a família Assis Brasil. O castelo serviu como residência para Assis Brasil, um político, advogado e escritor que também emprestou seu nome ao Parque de Exposições da Expointer, em Esteio, e aqui em Pelotas também temos o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. Assis Brasil viveu no castelo até sua morte, em 1938.

O Castelo foi o palco de um evento histórico que teve um impacto profundo na trajetória do Brasil: a assinatura do tratado que pôs fim à Revolução de 1923. Essa revolução, marcada pelos confrontos entre os “chimangos” e “maragatos,” teve no castelo o local onde os líderes das facções rivais se encontraram para selar a paz. Esse tratado representou uma oportunidade para a reconciliação nacional e a resolução de conflitos que haviam dividido a nação.

A importância histórica do Castelo Assis Brasil levou a iniciativas para preservar essa valiosa herança. No ano passado, uma comitiva do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) visitou o castelo com o objetivo de discutir maneiras de auxiliar na preservação da memória de Assis Brasil. 

Hoje, o Castelo Assis Brasil abre suas portas para visitantes interessados em mergulhar na rica história do Brasil. Enquanto caminham pelos seus corredores imponentes e exploram os 44 cômodos magníficos, os visitantes têm a oportunidade de se conectar com o passado do país e compreender melhor os eventos e as personalidades que moldaram a nação. O castelo não é apenas uma construção de pedra, mas sim um testemunho vivo de momentos cruciais da história brasileira.

Além de mergulhar na história e na majestade do Castelo Assis Brasil, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma região rica em atrações turísticas. Por isso decidimos dividir algumas opções turísticas próximas, incluindo vinhedos e outras atrações:

A região sul do Brasil é conhecida por suas vinícolas e vinhedos, que produzem vinhos de qualidade excepcional. Uma opção próxima ao Castelo Assis Brasil é o vinhedo “Pedras Altas” bastante conhecido na região, o vinhedo distribuído em 9 hectares, produz vinhos como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir Tannat, chegando a uma média de 70 toneladas.  

A área ao redor do castelo é repleta de belezas naturais, como paisagens campestres pitorescas e trilhas para os amantes do ecoturismo. Passeios pela natureza, caminhadas e observação de aves são atividades ideais para aqueles que desejam explorar a região de maneira mais tranquila e íntima.

Roteiros Históricos: Além do Castelo Assis Brasil, a região possui outros locais históricos que podem ser explorados, como museus, igrejas antigas e edifícios históricos. Esses lugares oferecem insights adicionais sobre a rica história da região e do Brasil como um todo.

Turismo Rural: A região sul do Brasil é conhecida por seu turismo rural, onde os visitantes podem se envolver nas atividades cotidianas das fazendas locais. Passeios de cavalo, ordenha de vacas, colheita de produtos agrícolas sazonais e outras experiências rurais podem ser organizados para proporcionar uma experiência autêntica.

Ao visitar o Castelo Assis Brasil e sua região envolvente, os turistas têm a oportunidade única de apreciar a história, a cultura e as belezas naturais do sul do Brasil. Seja degustando vinhos, explorando a natureza ou imergindo-se na rica história local, a região oferece uma variedade de experiências que atenderão aos gostos de todos os viajantes. Para aqueles que desejam explorar mais profundamente a riqueza da área, o podcast ‘Bla Bla Blaas’ realizou uma entrevista exclusiva no próprio castelo com Luiz Carlos Segat, pai dos atuais proprietários do Castelo de Pedras Altas. Nesta entrevista, os ouvintes podem mergulhar ainda mais na história e nos encantos da região, descobrindo histórias fascinantes e detalhes que enriquecem a experiência da visita. 

curtiu? deixe aqui o seu comentário 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *